top of page

Uma comunidade de inovação na capital federal

A Associação das Startups e Empreendedores Digitais (ASTEPS) é constituída por mais de 40 empresas inovadoras associadas e estabelecidas no Distrito Federal, e uma rede de parcerias formada por governo, empresas tradicionais, fundos de investimento, espaços de coworking, startups, aceleradoras e incubadoras, todos reunidos em busca de promover o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia e inovação do DF e entorno.


A ASTEPS, como uma das instituições mais representativas da indústria da inovação no DF, surgiu em 2011 a partir de um grupo de empreendedores digitais cujos modelos de negócios se aproximava do que hoje são conhecidas como “startups”. 


A comunidade de empreendedores digitais da capital é a maior do Centro-Oeste, com 209 startups ativas mapeadas em 2019. Indicativos do fortalecimento do ecossistema são a presença do Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), um espaço de inovação que oferece coworking, incubadoras, fundos de investimento e venture capital, e estudos e negócios nas áreas de biotecnologia, TI e comunicação (TIC) vinculados aos setores de nanotecnologia, agricultura, saúde e energia. O Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTEC) também é uma referência, além do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). 


A ASTEPS faz parte desse movimento posicionando-se como incentivadora, apoiadora e integradora de esforços. Incontáveis Palestras, Audiências Públicas, Hackathons, Demo Days, e encontros em formatos variados realizados nos últimos 9 anos. Trouxe a Campus Party à Brasília, um evento em formato imersivo que é a maior experiência tecnológica do mundo, unindo jovens em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo. 


Neste ano de 2020, ao lado de entidades como Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/DF) e outras doze entidades, a ASTEPS foi nomeada como parte integrante do “Fórum para a Transformação Digital do Governo do Distrito Federal”, pela Secretaria de Estado de Economia, publicado no Diário Oficial do DF no dia 11 de março de 2020. 


Nos últimos meses a ASTEPS ganhou recursos distritais de fomento à inovação com dois projetos inovadores, totalizando o montante captado de R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais). Um projeto fará a implantação de um protótipo inovador de escola pública de ensino médio, e o outro promoverá o aquecimento do ecossistema de tecnologia e inovação do DF e entorno. Em ambos os casos, confirma-se a vocação articuladora da entidade, como um hub que distribui oportunidades e informações estratégicas para todos os atores do ecossistema.

Os principais focos de atuação da ASTEPS são: 

  • Políticas Públicas para o fortalecimento dos empreendimentos inovadores brasileiros; 

  • Internacionalização de empresas inovadoras brasileiras; e 

  • Educação.


A ASTEPS está continuamente em busca de desenhar soluções inovadoras e promover diferenciais e vantagens competitivas para sua rede de associados e parceiros, acompanhando com especial interesse o potencial das inovações de base tecnológica no segmento dos super apps e do agronegócio, segmento econômico esse muito relacionado à identidade e vocação econômica brasileira. Outros drivers de inovação de interesse recorrente são: setor financeiro, educação, saúde, governo, e até gastronomia, entre outros.


No futuro breve, espero que os projetos e o portfólio de projetos da ASTEPS possam contribuir para estabelecer um modelo de sustentabilidade financeira altamente estratégico, que valoriza os talentos e recursos da nossa comunidade. Um caminho que tem se mostrado bastante interessante nesse sentido tem sido a prestação de serviços do Escritório de Projetos para empresas de médio e grande porte, unidade de trabalho da ASTEPS que tive a grata oportunidade de criar. Nós começamos a ajudar essas empresas a alavancar suas estratégias de competitividade baseada em inovação, e estamos percebendo que temos muito para oferecer em termos de tudo, desde mindset até a elaboração de projetos e acompanhamento de editais. Em troca, temos sido remunerados pelos nossos serviços e obtido participações nos projetos bem-sucedidos na forma de mais trabalho para nossas equipes. 


É muito prazeroso sentar numa mesa de negociação com empresários, e experimentar um relacionamento de prestação de serviços totalmente aberto a mudanças e a novos horizontes, na maior parte das vezes marcado por alegria, entusiasmo e humildade.


Rachel Salles

Diretora ASTEPS

41 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page